O Anjo que se fez átomo

Imprimir

A História de um Anjo que se fez átomo

 Historia de um anjo 3

Obra escrita na primavera de 2017 e lançada em abril de 2019, pela Editora INEDE. As belíssimas ilustrações foram feitas por Viviane Pires. Eis o Prefácio do livro:

Amigo leitor,

Apresento-te um pequeno trabalho de natureza inspirativa escrito em nossas reuniões de meditação no Centro de Estudos Ubaldianos, dedicado à análise e divulgação da obra de Pietro Ubaldi, em Nova Lima, Minas Gerais.

Foi composto de forma rápida, como algo pronto, em um processo de captação de correntes noúricas (correntes de pensamentos), passível de percebermos em estado de silêncio interior. A despeito de imputar-lhe uma indiscutível fonte indutiva, além de meu próprio intelecto, não posso, em sã consciência, aferir-lhe irrefutável legitimidade. Seu fluxo de ideias perpassou pelo meu filtro psíquico, contaminando-se, inevitavelmente, com o meu próprio linguajar e minha interpretação pessoal. E devo confessar que, ao relê-lo, invade-me a nítida sensação de que minha patente insuficiência terminou por reduzir e mesmo eivar sua originária beleza.

Trata-se de um poema narrativo, dividido em dez cantos, cujo principal escopo é desfiar conceitos essenciais à nossa alçada evolutiva e não apenas aferir fluidez agradável à leitura ou elegância a uma preleção tecida em rimas. Ele se propõe a contar, em forma de versos, a grande jornada da alma, desde sua criação no Seio Divino, passando pelas suas manifestações no plano da matéria densa até atingir o seu destino final: o retorno ao seu ponto de partida, o Lar Paterno. Uma história que diz respeito a todos nós que habitamos o Relativismo. Podemos, por isso, caracterizá-lo como o Poema das Origens e dos Fins Últimos de Nossas Vidas. Seu enredo embasa-se, especialmente, na catedral de pensamentos erigida por Pietro Ubaldi, para a qual remetemos o leitor interessado em examinar mais detidamente os pilares que a sustentam.

Se a partir dessas lições, passares a encarar com seriedade as questões que o poema nos suscita; se a busca pelos fins últimos da vida vier preencher todos os teus anseios, acima dos interesses mundanos; se te convenceres de que, por estigma de origem, um anjo verdadeiramente mora em teu interior, e, enfim, dispuseres, com todo o empenho, a trazê-lo à tona, então o nosso papel terá sido cumprido, e tua conquista será a nossa maior recompensa.

Que a Divindade que reside em nós, reacenda-se sem demora.

Nova Lima, primavera de 2017

Gilson Freire

Encomendas: http://www.lojanovosrumos.com.br/historia-do-anjo-que-se-fez-atomo-a.html

Editora Inede: http://www.inede.com.br

 

Friday the 24th. . Custom text here