O Caleidoscópio

Imprimir

Do grego: Kalos+eidos+skopein (ver formas bonitas)

          Você sabe o que é um caleidoscópio? Esse divertido brinquedo encerra uma boa quantidade de pedaços de vidros de diversas cores, colocados entre dois ou três espelhos planos. Esses fragmentos coloridos formam desenhos extremamente belos que se modificam, simetricamente, à mais leve oscilação do caleidoscópio. Embora seja um brinquedo comum, poucas são as pessoas que suspeitam da incomensurável quantidade de padrões de formas que com ele se pode conseguir.

          As figuras infinitamente diferentes e sempre dinâmicas que esse aparelho de diversão nos dá, sempre intrigam os desenhistas, cuja imaginação jamais pôde copiar as suas inesgotáveis possibilidades. De tal modo que esse ingênuo instrumento sugere encantadores motivos ornamentais para papéis de parede, tapetes e outros produtos. Mas, entre o público em geral, ele já não desperta o mesmo interesse que há uma centena de anos, quando constituía uma fascinante novidade e os poetas compunham odes em seu louvor.

          O caleidoscópio foi inventado por Sir David Brewester, na Inglaterra, em 1816. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele já suscitava uma admiração universal. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidros coloridos.

          Durante muito tempo ele não foi mais do que um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenhos.

Luiz T. Silva

Fonte: www.google.com.br

 

Wednesday the 20th.