Autobiografia

Imprimir

tute 

Nasci no dia 1º de março de 1922, filho de mãe italiana e pai brasileiro. Desde o nascimento sempre vivi na cidade de Lavras, no estado de Minas Gerais. Só tive oportunidade de cursar o primário e, autodidatamente, preparei-me para a vida. Queira ser engenheiro civil, mas a família não contava com recursos financeiros para sustentar-me no colégio. Então, a única maneira de prosseguir meus estudos e possuir uma profissão no futuro era ingressar no serviço militar. O Brasil, no entanto, por haver entrado na 2ª Grande Guerra, dispensou a classe de 1922, por não poder cuidar de novatos. A solução que encontrei foi trabalhar no comércio para ganhar a vida, como caixeiro vendedor. Em 1946, iniciei uma firma de móveis da qual me tornei sócio em 1953 e 1960 pude comprá-la. Aí trabalhei até 1978, quando me aposentei.

Em 1939, chamou-me atenção numa revista espírita, uma propaganda sobre o Esperanto. Procurando saber do que se tratava, fiquei maravilhado com esse idioma internacional aprendendo-o em poucos meses. E logo iniciei uma série de correspondências com esperantistas de vários países permutando selos e conhecimentos. Já durante a Guerra tinha vários amigos jovens na Alemanha e pude ajudá-los diversas vezes, enviando pacotes de café, chocolates e medicamentos, através da Cruz Vermelha. Embora com dificuldades, durante a Guerra, pude também me inteirar dos horrores causados pela estupidez de fanáticos e uma dessas amizades mantenho até hoje.

Sempre fui atraído pela pintura e desenho e entre 1936 a 1939 tive algumas histórias em quadrinhos publicadas. Depois de aposentado, decidi ocupar-me desse hobby a fim de preencher meu tempo. Como a pintura à óleo se mostrou nociva à minha saúde passei, então, a desenhar com bico de pena, o que continuo fazendo até os dias atuais. Já conto com expressivo volume de quadros e desenhos espalhados na família e entre apreciadores. Paralelamente, como contava com grande quantidade de selos, estabeleci-me como comerciante filatélico, fundando em 1981 a Filatélica LTS. Esta logo se expandiu para numismática e telecartofilia, tornando-se bastante conhecida no ramo. No ano de 2002, encerramos as suas atividades.

Apesar da idade, considerada avançada para muitos, sinto-me bastante jovem para viver com otimismo e entusiasmo. Há cerca de oito anos, iniciei-me no uso do computador e hoje encontro satisfação para navegar na Internet e fazer novos amigos nos bate-papos.

Se você se animar, estou a sua disposição para uma boa conversa, seja em Português ou Esperanto, de qualquer lugar do mundo. Entre em contato comigo através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e o receberei com imenso prazer.

Luiz T. Silva

Lavras, no ano de 1998

Thursday the 14th.